top of page

Ifá

Ifá é a divindade da adivinhação. Não é um Orixá. É um ser intermediário entre os Orixás e os homens. Ifá, entretanto, por trazer aos homens o conselho dos deuses, situa-se numa posição importante. Assim, antes de qualquer empreendimento, de ordem bélica, religiosa ou profana, Ifá ou Fá era consultado.

O sacerdote de Ifá é o Babalaô. A palavra é uma corruptela do termo babalawo, de origem yorubá. Significa pai-do-mistério, isto é, o sacerdote que conhece o futuro através de Ifá. Como sacerdote de Ifá, o Babalaô pode olhar o futuro e prevenir os filhos do terreiro de perigos ou orientar-lhes a conduta. Assim o Babalaô constitui o grau mais elevado na hierarquia nagô. Mas, como os maiores babalaôs da África não vieram para o Brasil, esta hierarquia tomou outro rumo. Confunde-se Babalaô com Babalorixá, que é o sacerdote dos Orixás e não o detentor do mistério.

Na hierarquia africana, além do Babalaô e do Babalorixá havia o Babalosain, que era o sacerdote de Ossain, (encarregado de colher as ervas para o ritual). E ainda o Babalojé, que era o responsável pelos Eguns. Na África o Babalaô consultava Ifá através do Ope- le- lfá. Mas, como a consulta deste modo era muito complicada, os babalaôs e os pretos-velhos (nos candomblês de caboclo) passaram a usar o jogo de búzios.

Os búzios são de duas espécies: machos e fêmeas. Pode-se jogar com 4, 16, 21 ou 28 búzios. Para os eguns, tiram-se 9 búzios. Joga-se de várias maneiras, dependendo do ritual. No rito de Angola joga-se sobre uma toalha, em Ketú sobre uma tábua chamada taramessu, e também sobre o chão puro.

As caídas dos búzios (abertas ou fechadas) analisadas em conjunto são os Odus. O jogo também é chamado Delogum ou Edilogum. Os Babalaôs usam também o obi, o orobô e a pimenta da Costa (atarê).


Lenda:

"Ifá era muito pobre e vivia da pesca. Então fez um trato com Legbá -o mensageiro celeste. Ele pediu que Exu lhe arranjasse riqueza e em troca ele.seria a Exú como escravo por 16 anos. Exu, muito ladino, conhecedor das artes advinhatórias, ficou feliz em ter a companhia de Ifâ. E aos poucos foi ensinando-lhe os segredos do futuro. Usava para ensinar a Ifá uns coquinhos de dendê. Mas, Ifá aprendeu tanto, que já não tinha vontade, nem tempo para limpar a casa de Exu. Um dia apareceu uma bela mulher na casa de Exu. Era Apetebi, e pediu para ajudar a arrumar a casa do Compadre. E aos poucos foi aprendendo a arte da adivinhação. Apetebi só se vestia de dourado e quando passava deixava um rastro de perfume. Ela não era outra se não Oxum. Oxum foi ensinada por lfá através do jogo com 16 coquinhos de dendê. E tanto aprendeu que Exu passou a responder a todas as perguntas da Yabá Menina".

​​​Casa dos Búzios

Contador Visitas:

© 2012 by casadosbuzios

bottom of page